Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Angioplastia Coronária/Interv Percutânea

Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutãnea (implante de stents)

A angioplastia coronariana é um procedimento terapêutico invasivo para desobstruir uma ou mais artérias do coração (coronárias).

Pode ser realizado pela região da virilha (via femoral), braço ao nível do cotovelo ou pelo punho (via radial) onde um cateter fino e longo é introduzido dentro do vaso sanguíneo até o coração sob anestesia local ou sedação. A obstrução é dilatada com a insuflação de um pequeno balão que está na ponta do cateter e em mais de 90% das vezes, uma prótese metálica chamada Stent (parecido com uma mola de caneta em tamanhos variados) é implantada no local da obstrução para manter o vaso aberto para a passagem do sangue. Alguns stents podem conter um medicamento para reduzir a chance de nova obstrução por uma cicatriz que pode se formar no local dilatado denominada de reestenose. Neste caso o stent denomina-se stent farmacológico. As imagens são registradas em tecnologia digital e gravadas em CD.

O procedimento dura em média de 30 min. à 2H incluindo o preparo e é realizado por uma equipe de médicos cardiologistas com área de atuação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista com suporte de equipe de enfermagem, treinada e capacitada.

O procedimento somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante maior de 18 anos desde a chegada ao Hospital Bandeirantes até o momento da alta. Esta é uma condição indispensável.

O paciente será recebido pelo corpo de enfermagem que irá orientá-lo e acompanhá-lo antes, durante e após o procedimento.

Utilizará uma vestimenta própria, aguardará junto com o acompanhante até o momento da realização do procedimento.
Após a angioplastia, será necessário permanecer 24 horas em repouso no hospital.


Preparo

O mesmo do cateterismo cardíaco além de estar usando a medicação antiagregante plaquetária prescrita pelo cardiologista.


 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada