Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Cateterismo Cardíaco ou Cineangiocoronariografia

Cateterismo Cardíaco ou Cineangiocoronariografia

Indicado para homens a partir dos 40 anos e mulheres a partir dos 45 anos, o cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo para verificar a presença de entupimento (obstrução nas artérias do coração coronárias) além do funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

Pode ser realizado por punção de uma artéria na região da virilha (mais frequente), no braço ao nível do cotovelo ou pelo punho (via radial), onde um cateter fino e longo é introduzido dentro do vaso sanguíneo até o coração, sob anestesia local, podendo ser utilizado sedação em casos selecionados. Pelo cateter, é injetado contraste a base de iodo que permitirá a visualização, através de raio X, dos vasos do coração e cavidades. As imagens são registradas em tecnologia digital e gravadas em CD.

O exame dura em média de 30 minutos a 1 hora, incluindo o preparo, e é realizado por uma equipe de médicos cardiologistas com área de atuação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista com suporte de equipe de enfermagem, treinada e capacitada.

O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante maior de 18 anos, desde a chegada ao Hospital Bandeirantes até o momento da alta. Esta é uma condição indispensável.

O paciente será recebido pelo corpo de enfermagem que irá orientá-lo e acompanhá-lo antes, durante e após o procedimento.

Utilizará uma vestimenta própria e aguardará, junto com o acompanhante, até o momento da realização do procedimento.
Após o cateterismo, será necessário permanecer de 4 a 6 horas em repouso no hospital, no caso de acesso por via femoral. No caso de via braquial ou radial (punho), de 2 a 3 horas.

Preparo

O paciente deverá comparecer no setor de hemodinâmica com 1 hora de antecedência, portando RG, CPF, cartão do convênio, pedido médico (dentro do prazo de validade), guia autorizada do convênio, exames anteriores e o preparo do exame devidamente realizado:

A – SETE DIAS ANTES DO PROCEDIMENTO:
Se estiver fazendo uso de anticoagulante oral: Marevan, Coumadin, Marcoumar, Varfarina ou Dindevan deverá comunicar seu médico para a suspensão do mesmo.

B – DOIS DIAS ANTES DO PROCEDIMENTO:
Se estiver fazendo uso de hipoglicemiante oral: Metformina, Glifage, Glucoformin, Glucovance ou Dimefor deverá ser suspenso 2 dias antes do exame, retornando seu uso após 48 horas do procedimento.

C – NO DIA DO PROCEDIMENTO:
Jejum absoluto de 6 horas.
Fazer uso de todos os medicamentos com pouca água, conforme seu receituário médico, exceto os medicamentos descritos acima.
Suspender o uso de Insulina na manhã do procedimento.
- Trazer exames anteriores pertinentes ao seu procedimento: Exame de sangue, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Holter, Cintilografia, Cateterismo Cardíaco, Angioplastia anterior e receituário médico. Se tiver cirurgia cardíaca anterior trazer relatório médico da cirurgia.

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada