Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Estudo Eletrofisiológico

Estudo Eletrofisiológico 

O Estudo Elétrico Fisiológico é um procedimento invasivo para um estudo intracardíaco especial que descobre e estuda os defeitos no sistema elétrico do coração. Permite também descobrir as causas de síncopes que são os desmaios, pré-síncopes que são as tonturas e palpitações que são as batedeiras; esclarece o mecanismo e a origem das arritmias; avalia a eficácia de medicamentos antiarrítmicos e avalia o funcionamento do cardioversor-desfibrilador implantável, aparelho semelhante ao marcapasso e que tem a capacidade de detectar e controlar as arritmias automaticamente.

Pode ser realizado através de punções de veias e/ou artérias da região da virilha e/ou pescoço onde um cateter fino e longo é introduzido dentro do vaso sanguíneo até a altura do coração sob anestesia local ou sedação em casos selecionados. Utiliza eletrodos especiais ligados a polígrafos computadorizados e são colocados no interior das cavidades cardíacas, guiados por sofisticados equipamentos de raios X.

O procedimento é realizado por uma equipe de médicos cardiologistas com área de atuação em Arritmia e Eletrofisiologia com suporte da equipe de enfermagem treinada e capacitada

O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante maior de 18 anos desde a chegada ao Hospital Bandeirantes até o momento da alta.Esta é uma condição indispensável.

A duração do estudo é variável, na maioria das vezes  1 hora, dependendo de cada caso.

Você será recebido pelo corpo de enfermagem que irá orientá-lo e acompanhá-lo antes, durante e após o procedimento.

Utilizará uma vestimenta própria, aguardará junto com o acompanhante até o momento da realização do procedimento.

Após o estudo eletro fisiológico,é necessário permanecer 6 hrs em repouso no hospital.


Preparo

O paciente deverá comparecer no setor de hemodinâmica com 1 hora de antecedência, portando RG, CPF, cartão do convênio, pedido médico (dentro do prazo de validade), guia autorizada do convênio, exames anteriores e o preparo do exame devidamente realizado:


√ SETE DIAS ANTES DO PROCEDIMENTO:

Se estiver em uso de anticoagulante oral: Marevan, Coumadin, Marcoumar, Varfarina ou Dindevan deverá comunicar seu médico para a suspensão do mesmo.
 

√ DOIS DIAS ANTES DO PROCEDIMENTO:

Se estiver em uso de hipoglicemiante oral: Metformina, Glifage, Glucoformin, Glucovance ou Dimefor, o mesmo deverá ser suspenso 02 (dois) dias antes do exame, retornando seu uso após 48 horas do procedimento.
 

√ NO DIA DO PROCEDIMENTO:

Jejum absoluto de 06 horas.

Fazer uso de todos os medicamentos com pouca água conforme seu receituário médico, exceto os medicamentos descritos acima.

Suspender o uso de Insulina na manhã do procedimento.

Trazer exames anteriores pertinentes ao seu procedimento: Exame de sangue, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Holter, Cintilografia, Cateterismo Cardíaco, Angioplastia anterior e receituário médico. Se tiver cirurgia cardíaca anterior trazer relatório médico da cirurgia.

 

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada