Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Medida da Reserva de Fluxo Fracionada (FFR)

Medida da Reserva de Fluxo Fracionada (FFR)

É um procedimento invasivo que permite a quantificação fisiológica de uma obstrução coronariana, determinando com mais precisão a sua importância no comprometimento do fluxo da artéria coronária. É utilizado para a avaliação de lesões obstrutivas intermediárias (entre 40 a 70%) diagnosticadas ao cateterismo, sendo mais utilizados com essa mesma finalidade, durante a angioplastia coronária.

Pode ser realizado pela região da virilha (via femoral), braço ao nível do cotovelo ou pelo punho (via radial), onde um cateter fino e longo é introduzido dentro do vaso sanguíneo até o coração sob anestesia local ou sedação. É introduzido um fio metálico extremamente fino no interior da coronária, que possui um transdutor de pressão em sua ponta, permitindo comparar as pressões sanguíneas antes e após a obstrução.  

O procedimento dura em média 1 hora, incluindo o preparo, e é realizado por uma equipe de médicos cardiologistas com área de atuação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista com suporte de equipe de enfermagem, treinada e capacitada.

O procedimento somente é realizado mediante presença física de um acompanhante maior de 18 anos, desde a chegada ao Hospital Bandeirantes até o momento da alta. Esta é uma condição indispensável.
O paciente será recebido pelo corpo de enfermagem que irá orientá-lo e acompanhá-lo antes, durante e após o procedimento.

Utilizará uma vestimenta própria e aguardará junto com o acompanhante até o momento da realização do procedimento.
Após o procedimento, será necessário permanecer de 4 a 6 horas em repouso no hospital.  Caso seja utilizado durante angioplastia coronária, o tempo de repouso passa a ser de 24 horas.

Preparo

O mesmo do cateterismo cardíaco além de estar usando a medicação antiagregante plaquetária prescrita pelo cardiologista.

 

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada