Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Colonoscopia

O que é?
Colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.


Realize seu agendamento:

     



Como é realizado?

Para a realização do exame, o cólon deve estar totalmente limpo. Para isso, é necessária a realização de uma dieta específica, além da ingestão de laxantes para a eliminação das fezes e resíduos alimentares. A realização da Colonoscopia em ambiente hospitalar (sem internação) é segura, principalmente para pacientes acima de 65 anos ou que apresentam alguma patologia crônica em relação a possibilidade de desidratação eletrolítica.

Caso o paciente faça uso de anticoagulantes como, Marevan®, Marcoumar®, Dindevan®, Couomadin®, Plavix®, Plagrel®, Iscover®, Ticlid® ou similares, estes deverão ser suspensos, sob supervisão médica, antes da realização do exame. O paciente não deverá descontinuar medicações sem autorização prévia do médico responsável. 

Para o início do procedimento, o paciente é submetido à sedação.
 
Durante o atendimento do paciente, o mesmo é mantido monitorado, por meio de seus batimentos cardíacos, concentração de oxigênio no sangue e pressão arterial. Os procedimentos endoscópicos são realizados no Centro de Diagnóstico – Serviço de Endoscopia. Após a realização do exame o paciente é acompanhado no próprio setor pela equipe multiprofissional e, após sua recuperação, recebe alta médica.

Quais são as principais indicações?

1. Dor abdominal de origem desconhecida
2. Sangramentos retais
3. Diarreia ou constipação crônica não esclarecida
4. Rastreamento de neoplasias
5. Suspeita de doença inflamatória intestinal
6. Retirada de pólipos

Quais são os principais riscos?

Os exames endoscópicos são procedimentos que normalmente não promovem complicações, porém, podemos citar alguns itens de baixo risco:
1. Flebite
2. Muito raramente podem ocorrer broncoaspirações
3. Baixos índices de perfurações e hemorragias que podem ser revertidas por meio de procedimentos endoscópicos ou, em casos raríssimos, em procedimento cirúrgico.

Orientações pós realização de Colonoscopia

1. Pacientes que se submetem a exames com sedação apresentam risco de queda relacionados ao uso de medicamentos que causam redução da força motora.
2. Não dirigir nas 24h após o exame.
3. Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12h após o exame.
4. Não tomar decisões importantes ou realizar funções que exijam concentração e atenção nas 12h após exame.
5. Se estiver amamentando, retornar esta atividade somente
4h após o término do exame.
6. Alimentação e medicações podem ser mantidas normalmente em casa.
7. Desconforto ou dor abdominal (cólicas) podem ocorrer nas primeiras horas, devido à insuflação de ar durante o exame. Busque junto ao seu médico quais medicamentos podem ser prescritos para aliviar os sintomas.
8. Devido ao preparo intestinal, suas evacuações poderão ficar irregulares nos primeiros 3 dias (fezes líquidas ou ausência de evacuações). Após este período, devem retornar ao seu habitual.
9. Se forem realizadas biópsias ou polipectomia, pode-se observar sangramento pequeno (vermelho claro/marrom) nas primeiras evacuações. Caso haja sangramento volumoso ou dor abdominal intensa, o paciente deverá dirigir-se ao Pronto Socorro do Hospital ou entrar em contato com o Serviço de Endoscopia pelo telefone (11) 3345-3411.

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada