Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Tomografia

O que é?
 
Tomografia Computadorizada (TC) é um método diagnóstico que utiliza raios-X para realização de imagens das mais diversas partes do nosso corpo. Ao contrário do raio-X convencional, que faz uma imagem panorâmica da parte do corpo a ser estudada, a TC adquire as imagens em “fatias”. Estas “fatias” do nosso corpo são dispostas na tela de um computador e depois fotografadas. A TC obtém imagens do nosso organismo de forma muito mais clara que o Raio-X convencional.

Realize seu agendamento:

    



Para que serve?
 
A TC é capaz de detectar infecções, inflamações, cistos, sangramentos, tumores, problemas de coluna e outras anormalidades, ajudando o médico no diagnóstico preciso.
 
Como é feito?
 
Durante o exame, o paciente fica deitado em uma mesa que se move através de uma abertura no centro do aparelho onde as imagens são adquiridas. Dependendo da região do organismo a ser estudada, utiliza-se meio de contraste, uma substância líquida que pode ser administrada por via oral, gástrica, endovenosa e retal. O meio de contraste melhora a eficácia da TC na detecção e caracterização de
diversas lesões. Se for necessária a administração do contraste por via oral, deverá tomar cerca de 1,5 litros deste líquido num tempo de aproximadamente 45 minutos. Se for necessária a administração endovenosa do contraste, uma veia do braço será puncionada. Durante a injeção do contraste, é comum uma sensação de calor pelo corpo. O tempo do exame varia entre 15 e 20 minutos dependendo
da área a ser estudada.


 
Cuidados e efeitos colaterais
 
Mulheres que possam estar grávidas devem comunicar à enfermagem/tecnólogos, que adotarão os procedimentos necessários para a realização do exame. Outro ponto é em relação ao contraste que pode causar reações adversas. Coceira, náusea, vômito, urticária, espirros e inchaço da pálpebra são as ocorrências mais frequentes, e muito raramente reações mais graves podem ocorrer. Parte das perguntas do questionário que você responderá antes do exame visam justamente detectar riscos na administração deste contraste. Salientamos que nosso centro tem disponíveis recursos para tratar estas reações adversas e que as desvantagens de não se usar o contraste endovenoso tendem a superar, em muito, eventuais riscos decorrentes de sua administração. O contraste tomado por via oral pode causar diarreia. 


 
Preparo para o exame
 

1. ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

I - Critérios de Realização

Este exame é realizado, somente com pedido médico original e autorização da operadora de saúde.

A idade mínima para realizar o procedimento é 14 anos e acima de 40 Kg.

Vir com acompanhante, devido a possível administração de contraste.

PACIENTES ACIMA DE 50 ANOS OU COM INSUFICIÊNCIA RENAL DEVERA APRESENTAR EXAME DE SANGUE DE UREIA E CREATININA COM NO MAXIMO TRÊS MESES DE COLETA. A NÃO APRESENTAÇÃO DESTES EXAMES IMPLICARA NO REAGENDAMENTO DO EXAME.

Amamentação: quando houver necessidade de utilização do contraste a amamentação deverá ser suspendida por 24 h após a realização do exame de tomografia. Neste caso, orientamos que a paciente estoque o leite materno por 24 h, devendo descartar o leite de ambas as mamas nesse período.

Mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez, não poderão realizar o exame. Confirmar a ausência da gravidez ou procurar o seu médico assistente.

Mulheres com gravidez conhecida devera apresentar carta de  autorização do médico solicitante.

O limite de peso para a execução do exame é de 160 kg.

O paciente deve apresentar resultados de exames anteriores, se houver.

 

II - Preparo

Jejum absoluto por 4 horas inclusive água.

III - Suspensão de medicamentos

Pacientes diabéticos e que fazem uso dos medicamentos abaixo, deverão solicitar a autorização do médico solicitante para suspender as medicações dois dias após ou 48 horas após a realização do exame com contraste, devido à injeção do contraste endovenoso.

 

IV - Medicamentos que deverão ser suspensos:

Cloridrato de metformina, presente nos medicamentos: Avandament®, Aktos®, Diaformin®, Dimefor®, Formet®, Galvus®, Glicefor®, Glicomet®, Glifage®, Glucofage®, Glucoformin®, Glucovance®, Meguanin®, Metfordin®, Metform®, Metformina®, Metformix®, Neo Metformin®, Starform®, Teotoformin® e Debei®.

 

IV - Contraindicações

Gestação.

Asma.

Alergia ao iodo.

 

2. PRAZO DE ENTREGA

O resultado estará disponível em até 3 dias úteis.

 

3. IMPORTANTE

O paciente deverá comparecer ao setor de exames (Rua Barão de Iguape, 209 – 1º Andar bloco A) com 30 minutos de antecedência, portando qualquer documento oficial com foto e cartão do convênio, pedido médico e guia de autorização (se necessário).

 

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada