Sobre o Bandeirantes Imprensa       Fale Conosco Trabalhe Conosco Mapa do Site
70 anos
Agendamentos: (11) 3345-2288
Menu principal
*Esse número é exclusivo para agendamentos de exames e consultas

Conheça nosso Centro de Neurologia

O Hospital Bandeirantes conta com uma completa equipe para o atendimento de Neurologia clínica e exames neurológicos complementares, com uma infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, proporcionando um atendimento humanizado e integrado, com rapidez no diagnóstico.

band 01

 

 
Atendimento Ambulatorial

Contamos com um ambulatório de Doenças Cerebrovasculares para tratamento e acompanhamento de doenças como o Acidente Vascular Cerebral - AVC, um ambulatório de Neurologia Geral e núcleos de atendimento: Esclerose Múltipla, Cefaléia e Dor. 

Os pacientes internados nos quartos, nas UTIs e Semi intensiva também contam com cuidados exclusivos da equipe do Centro de Neurologia, assim como os pacientes que recebem o primeiro atendimento no Pronto-Socorro, que contam com equipe especializada em AVC e acompanhamento completo.
 

 

NATEM - Núcleo de Atenção e Tratamento da Esclerose Múltipla

Centro de Neurofisiologia - Diagnóstico

Exames de Eletroencefalograma


O EEG é uma exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade. 

Indicações 

- Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos;
- Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença;
- Pacientes com alteração da consciência. 
- Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas. 

Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia é um método de diagnóstico neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular.

O exame conta nos testes de neurocondução (condução nervosa sinsitiva e motora, ondas F e reflexos Hde raízes cervicais ou lombares) e do exame eletromiográfico com agulha.

Os testes de neurocondução são realizados com estímulos elétricos aplicados nos nervos periféricos, que são ligeiramente dolorosos, mas suportáveis. Os estímulos elétricos não trazem nenhuma reação adversa. O exame eletromiográfico é realizado com eletrodo de agulha descartáveis e de uso único que são inseridos através da pele até o músculo; podem ocorrer sangramentos puntiformes e formação de pequenos hematomas. Essa ocorrência é inerente ao exames e não traz nenhum à saúde. 



Doppler Transcraniano 

O Doppler Transcraniano é um exame específico para avaliar pacientes com doenças cerebrovasculares. O exame permite uma análise rápida, segura e não-invasiva. Ele pode ser repetido, sem riscos para o paciente.

 

Fonte:
Matéria aprovada pelo Coordenador de Conteúdo


Localização

Hospital Bandeirantes
Unidades Bandeirantes

Rua Barão de Iguape, 209 - Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01507-000  

PABX: (11) 3345-2000 Mapa
Clique na opção desejada